Um dos maiores problemas no início do jogo é você ter prata suficiente para tudo que deseja. No começo um mero reparo nos equipamentos parece custar um rio de dinheiro. Aos poucos você vai tendo um pouco mais de prata mas também tudo que você precisa vai custando cada vez mais. Upar a ilha é de chorar no cantinho, não apenas pelo preço do upgrade mas também pela quantidade de material que necessita para upar cada construção.
Ainda assim, cavalgando pelos reinos de Albion, tenho me deparado com cenas absurdas de desperdício de moedas, e conversando com o pessoal dentro do jogo notei que era meramente por desconhecerem alguns detalhes, então achei justo falarmos um pouco sobre este ponto em específico: o preço do craft!
Mesmo quem se dedica exclusivamente ao “fight”, seja no pvp ou pve, já se deparou algumas vezes com a necessidade de craftar materiais, seja porque precisa de material refinado, seja porque precisa upar uma habilidade e lá vai nosso povo levar seus packs de madeira colhida, a duras penas, para o serralheiro. Suas pedras, ore, seus vegetais para fazer comida, ou mesmo para fazer seu cavalo (recém criado) virar uma montaria pronta para usar, ou para vender.
Para cada caso temos um tiozinho que faz o craft, e cada “craftador” cobra uma taxa determinada pelo seu dono. É ai que mora o perigo. Vejam só este exemplo de um craft para cavalo na cidade de Queensmarket:
Olhando pelo mapa da cidade, basta dar um clique no tiozinho do estábulo e vemos que ele cobra uma taxa individual de 999% ou seja, craftar o cavalo ali vai me custar, conforme se vê ao lado, apenas 999 pratas. Eu fiquei cuidando e percebi que muita gente vinha nele e ele nem era o mais perto do centro da cidade. Olhando o mapa verificamos que temos mais quatro estabelecimentos do mesmo tipo, e olha o preço que achei em outro aqui:
Pois é, posso fazer meu cavalo neste outro tiozinho pagando apenas 170 pratas em vez de 999. Uma economia de 831 pratas por cavalo. Achou muito? Isto não é nada, afinal nem todo mundo faz cavalos e mesmo assim se faz em quantidade baixa, uns 6 por vez, algo assim. No entanto madeira todo mundo “crafita” e é bem comum craftar packs de 99 madeiras, seja para usar ou para upar sua habilidade. Será que temos muita diferença neste caso também? Olha este cara:
Ele está cobrando uma taxa (Owners fee) de 999%, então para fazer 10 míseras madeiras T3 eu gastarei 500 pratas, já no outro aqui de baixo a história é diferente:
A taxa cobrada por ele é de apenas 21% e minhas 10 madeiras T3 ficarão prontas por apenas 11 pratas, uma economia de 489 pratas em apenas 10 madeiras, multiplique isso por 10 (packs de 99 madeiras) e verá que está colocando no lixo quase 5000 pratas por craft, assim por nada, apenas porque você não escolheu onde craftar sua madeira. Quem precisa upar a habilidade facilmente vai craftar uns 10, 20 packs destes. Você está colocando muito dinheiro fora.
Existem diversas maneiras de jogar dinheiro fora se você não tomar o devido cuidado. Principalmente no início do jogo quando as pessoas estão desesperadas querendo upar rápido para mostrar aos amigos da guilda que eles já são os mestres do universo. Claro que isto abre espaço para os “espertos” que se aproveitam da falta de conhecimento dos incautos e tacam a faca. Quer um outro exemplo simples? Olhe isto:
Veja que no primeiro quadro estamos no leilão, e o preço da “Arcane Agaric Seed” mais barata é de 89 pratas por semente. Tem bem mais caras ali, mas o cara se acha esperto e compra por 89. No entanto, no quadro do meio verificamos que o tiozinho da ilha vende essa mesma semente por 12 pratas cada semente. E sabe porquê tanta gente acaba comprando? Não é porque elas não tem ilha não, pois quem compra semente é porque tem ilha para plantar, mas porque elas olham na lista de sementes que o tio das sementes vende na ilha e vai por ordem, Tier1, Tier2, Tier3… Não encontram a semente Arcana que é Tier2 e pensam que acabou, mas é só seguir descendo que vai encontrar novamente outras sementes, inclusive a dita cuja. E como o pessoal não se ligou, fica gastando dinheiro com as sementes no mercado.
Você que lê aqui nossos textos não cai nestas pegadinhas, mas a maioria do pessoal que cai nessa é exatamente porque não lê nada. Fazer o quê né. Agora com licença que vou ali colocar mais umas sementes por 88 pratas para vender rápido! 🙂
Fui!