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Blog do Desenvolvedor – Sistema sem Classes

30 de janeiro de 2014 - por Spids

Por Szymom (website oficial do Albion Online)

 

Um sistema onde Albion Online se diferencia da competição é o sistema de classes.

Em Albion você cria os seus itens e sobre esses itens você pode adicionar alguns tipos de feitiços que se tornam disponíveis assim que você equipa o item. E temos também o fato de que você pode combinar quaisquer itens entre si, o que lhe dá infinitas possibilidades de combinações diferentes. Vamos dizer que queremos criar uma espada larga de tier 2, atualmente você teria 30 arranjos de magias úteis para essa espada.

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Algo que foi importante para nós,  foi que uma arma, mesmo tendo várias possibilidades, mantivesse alguma característica especifica. Portanto a nossa espada larga é uma arma orientada um pouco mais defensivamente, mais alguns debuffs. Em contrapartida, o machado de batalha de uma mão é mais focado no combate corporal, feitiços de dano direto e na combinação de um Dash e Slow. Então escolhendo o machado você já pode ver quais decisões importantes você teve que fazer. Você pode tanto colocar magias de dano direto em ambos os espaços  para maximizar o dano feito, ou você pode preferir ir com o Dash e o Slow como magias para serem ativadas ou então uma combinação dos dois. E para completar o nosso exemplo, nós também temos um Martelo do Paladino onde você pode selecionar uma variedade de magias de cura e de buffs.

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O efeito positivo de se manter essas características nas armas é que ela cria uma boa ideia sobre as lutas que você irá enfrentar apenas olhando para o personagem. Então quando alguém com um machado está avançando em sua direção, você talvez tenha medo do dano, assim como se alguém estiver empunhando um martelo de uma mão você possa categorizá-lo como um alvo prioritário, pelo fato dele ser possivelmente um curador.

Você encontra essas sistemáticas em todo o nosso sistema de itens. Então por exemplo, armadura de panos está relacionada a regeneração de mana, magias de silencio, escudos de energias, ou de cura, enquanto armadura de placas está relacionada ao ganho de armadura, magias instantâneas de auto curas e sobrevivência.

Nem precisamos dizer que esse sistema oferece uma enorme profundidade ,nos termos de combinação e sobre como você quer construir o seu personagem.