Learning Points, a história que não nos contaram

Learning Points, a história que não nos contaram

LP2

A fotografia dos lanches são sempre lindas, mas na prática, o que recebemos não se parece muito com eles, então só mesmo comendo para descobrir o gosto “real” do que estamos pagando, e assim foi também com os Learning Points de Albion. Quando este Beta iniciou recebemos a informação de que a vida seria maravilhosa agora com os LP (learning points) pois eles não nos bloqueariam de upar nosso crescimento, e que seria uma oportunidade para duas frentes, uma para os que podem jogar muito e que não precisariam gastar com os LPs porque conseguiriam upar no “braço”, mas para quem tem pouco tempo disponível (ou seja, tem uma vida fora do computador) poderia conseguir as coisas mais rápidos gastando estes LPs. A fotografia era bonita, no entanto agora que estamos frente a frente percebemos que a verdade é um pouco diferente.

Não podemos dizer que a informação era falsa, ela tem sim uma lógica e razão. É possível abreviar o aprendizado de algumas coisas, no entanto basicamente todos os aprendizados tem tempos absurdamente longos caso nossa opção for “não usarmos” LPs. Desta forma você praticamente joga um outro jogo, levando um ano para fazer algo que outros fazem em um mês. Primeiro que poucos tem paciência para ficar um ano craftando cavalo de Tier X para poder craftar o cavalo Tier X2, depois que você vai levar tanto tempo que o preço do cavalo vai cair tanto que corre o risco de perder dinheiro a cada cavalo feito. Enquanto os outros ganharam 25000 por cavalo feito, você vai ganhar 7000 (e gastar 6000 para produzir). Claro que estou usando os cavalos apenas como exemplo, poderia ser qualquer outra produção, além disso entendemos que se o cara participa de uma guilda pode ter os custos de produção menor, mas isto acaba “obrigando” o vivente a participar da guilda para valer a pena. Participar de uma guilda deveria ser opção e não obrigação, mas se não for assim, então você se obriga a gastar seus LP, um ordinário de um circulo vicioso.

Jogar sozinho será sinônimo de desistir, fato incontestável (exceções existirão apenas para confirmar a regra), no entanto mesmo para quem vai jogar de grupo/guilda terá de pensar muito bem, desde o início (e agora já é tarde, mas ainda bem que é beta) no que pretende gastar seus LP. No começo não tem jeito, você precisa gastar um pouco em tudo, mas é importante que você se organize com seu grupo desde os primeiros dias, divida as tarefas e deixe cada um no seu quadrado. Se tivermos 4 jogadores por exemplo, podemos deixar um focado em coletar e upar Madeira, Pedra e Couro, um segundo upa Ore, Lã. O outro upa plantar, enquanto o outro upa criar animais. Isso não quer dizer que o cara que cria animais não irá coletar, você coloca os animais e tem 21 horas até eles ficarem prontos, então neste meio tempo pode focar em uma atividade secundária tranquilamente, mas o que muda é que não gastará LP na atividade secundária, somente na primária. De fato, os que não gastarão LP para upar coleta de recursos (ou craft) deverão fazer isto muito mais para que no futuro possam também coletar recursos mais avançados, sem terem gastado LP.

Outra vantagem de dividir para conquistar (Sun Tsu), é que você pode usar sua lavoura e mais as outras três emprestadas, já que só você é o cara do up de lavoura. Com isto você upara 4 vezes mais rápido e o resultado será dividido entre todos os 4 brothers (ou outra configuração de brothers claro). O mesmo vale para o curral, e não tenha pena, tão logo tenha dinheiro upe sua ilha para pelo menos ter 1 curral e 2 lavouras cada, é o dinheiro mais bem investido no jogo. Pode ser vantajoso até mesmo “alugar” farm e curral de outros jogadores que não tenham intenção de upar (e gastar LP) na criação de animais e vegetais. Para isto basta que a proposta seja vantajosa, algo do tipo fornecer montarias do T mais alto que você tiver, ou até mesmo de entregar toda a produção de animais e vegetais que sobrarem depois de alimentar os filhotes, afinal nestes casos o seu foco é apenas usar os spots para poder colher e upar, não se preocupe com o que está “perdendo” dando toda a produção para o dono, pois o importante é que você seja o mais rápido e forneça cavalos/bois de T mais alto e mais rápido, pois quando todo mundo já está fornecendo o preço despenca, e despenca muuuuuito.

Um detalhe que alguns jogadores não perceberam é que quando você ganha fama e ultrapassa a barra vermelha que informa a possibilidade de usar os LP para aprender um determinado assunto, tem uma informação adicional: veja que a quantidade de LP necessário para aprender determinado assunto vai caindo a medida que você vai ganhando mais fama nesta linha, desta forma uma dica importante para economizar os seus raros LPs é só usar o aprendizado quando ele realmente for importante, fizer a diferença. Mesmo que você saiba que vai usar os LPs neste aprendizado, se puder esperar um pouco mais será ótimo, pois quanto mais fama você puder ganhar menos LPs você gastará. Quer um exemplo de como errar rude? Eu estava gerenciando 8 lavouras, e em um determinado momento abriu a possibilidade de usar os LPs, usei de imediato e só então fui terminar de coletar o que eu tinha plantado. Se eu tivesse continuado a recolher teria a fama de 8 farms praticamente completa para ir contando fama, e ao gastar os LPs seriam em um número muito menor. Pior do que isso, para upar no próximo level, que eu precisava não contava em nada, pois somente a plantação do próximo nível contabilizaria. Erro grosseiro mas bem comum. Veja na imagem abaixo, eu optei por não gastar meus míseros LPs (75) e não paguei os 45 pontos que eram solicitados, agora se eu desejar, posso gastar apenas 35 e já uparei, mas vou deixar quieto pois este é um caso onde optei não gastar então com o tempo ele acaba se “upando” sozinho, mas com certeza eu não ganharei dinheiro com isso, já que até lá todo o planeta já terá alcançado este level também.

Learning Points

Resumindo, o novo sistema de Learning Poins deixa o jogo mais parelho sim, mas frustra muito os jogadores que mais jogam pois tem o gostinho de avançar rápido em alguns momentos e depois nos sentimos tolhidos devido a falta de Learning Points para seguir. Tenho a impressão que o melhor seria que a evolução fosse lenta para todos então e não houvesse os Learning Points como forma de acelerar, e você o que acha?

Autor: Silvio Teixeira

Compartilhar a publicação