Um Fazendeiro de Sucesso!

Um Fazendeiro de Sucesso!

Segue abaixo uma pequena introdução do mais novo integrante da equipe, logo depois segue o post.

Silvio Teixeira é do tempo do videogame a válvula, há boatos de que ele é um dos personagens do jogo Pong. Escritor compulsivo une paixões escrevendo para publicações do gênero, tendo sido Editor e Redator das revistas Press Start e Press Enter, colaborador de publicações como a Electronic Gaming Monthly, PC Magazine Brasil bem como de alguns sites voltados a cultura gamer tanto no Brasil quanto no exterior. Jogador ardoroso de Fifa, mantem uma coluna no site Fifa Uteam de portugal onde é figurinha carimbada nas técnicas de trade deste jogo.

Sua formação em letras o levou a lecionar por 12 anos nas áreas de informática e português. Curte escrever contos e crônicas e pode ser encontrado trabalhando em algum projeto novo na agencia de publicidade w3haus ou pelo facebook. Agora parte integrante da equipe de Albion Online, estará trazendo tutoriais para facilitar a vida de quem está iniciando neste fantástico jogo. Nossas boas-vindas a ele, e abaixo segue sua primeira participação!

 

Uma das boas coisas de Albion é que você tem diversas possibilidades e oportunidades de jogo diferenciadas para quem não quer entrar no PVP diretamente. Quem curte ir para o fight logo de cara pode até não entender, mas tem muita gente que prefere ganhar notoriedade em outras frentes, seja dominar um mercado, ser expoente em outra linha de jogo, talvez até tentar ser um dos mais ricos do jogo. Tem muitos jogadores que tem verdadeiro pavor de ir para a frente de batalha mesmo depois de aprenderem a sistemática. Não tem problema, seja este o seu caso, ou apenas para ter uma segunda atividade enquanto as batalhas não acontecem, vale a pena conhecer como se tornar um próspero fazendeiro, plantando e criando animais de corte e de montaria. Vamos lá?

Fazenda

Você tambem pode ser um fazendeiro de sucesso!

 

 

É importante salientar que muitos dos valores dentro do jogo são determinados pelos jogadores (aquelas que existem no leilão), então você terá de saber lidar com as flutuações do mercado. Um boi poderá ser vendido a 30K no inicio do jogo e de repente ele irá cair para 5K. Tudo é uma questão de oferta e procura, assim quanto antes você começar no jogo a ter seus boizinhos prontos e ofertados no mercado, maior será o retorno. Sendo um dos primeiros você vai ditar o preço, mas se quando estiver lendo o jogo já tiver sido lançado a algum tempo, então terá de ficar a mercê do valor que o mercado vai ditar. Não se preocupe porque mesmo assim temos alternativas interessantes para  conseguir melhorar seus lucros, mas isto é assunto para daqui a pouco mais.

 

O jogo tem uma sistemática de evolução que te habilita ir até o próximo nível, então não adianta querer começar comprando uma semente de trigo (que é para plantações mais avançadas) que você não terá ainda esta habilidade. Vamos começar por baixo mesmo, e sempre que for possível passaremos para o próximo nível sem pensar duas vezes. No começo vai te parecer muito caro comprar outras sementes, criar animais diferentes, mas quanto antes você fizer isto, antes desbloqueará as habilidades seguintes que te permitirão ganhar muito e por bastante tempo.

 

Antes de tudo é importante você conhecer as sementes que temos no jogo e suas características. Veja a imagem abaixo:

a01_1

Aqui , se plantando tudo nasce!

Temos cinco tipos de sementes e consequentemente de plantações que podemos ter, e temos de começar com a mais básica, a cenoura que é Tier 1. Ela tem um poder de nutrição de 10. Estes pontos é que determinam se o seu animal recebeu a alimentação que precisa ou ainda não. Cada ponto de nutrição adiciona um tempo de 1,4 minuto que seu animal tem comida e vai seguir crescendo. O pintinho por exemplo precisa de 6 horas comendo para virar uma galinha (cada animal tem seu tempo). Se você der uma cenoura para ele, então deu 1,4 minutos de comida, e ele precisa de 6 horas (360 minutos). Logo você precisa dar 26 cenouras para ele virar uma galinha bonita e forte pois (10 de nutrição * 1,4) * 26 cenouras serão 364 minutos. Então quanto mais pontos de nutrição tem o alimento, menor será a quantidade dele que você precisará dar para o seu animal.

 

Quanto de milho você teria que dar para que o baby chicken virasse uma galinha?

 

(15 pts nutrição * 1,4) * 18 = 378 minutos

 

Então com 18 milho o pintinho vira galinha (ou galo, sei lá). Ficou claro essa parte?

 

Olhando a tabela podemos verificar que a cenoura, além de ter 10 pontos de nutrição, quando você colher te dará entre 1 e 3 cenouras por cada bloco/semente plantada. Veja que alimentos mais avançados te darão uma quantidade de produção maior, mas claro que as sementes dele são mais caras também. O tempo de produção é de 1,5 horas. Na colheita você recebe em torno de 75% de sementes de volta e ganha 3 pontos de fama por cada bloco que você colher.

 

Agora que você já está entendendo tudo de sementes, vamos comprar algumas para plantar pois só assim poderemos ter fama suficiente para podermos criar nossos baby chickens. Para plantar você precisa ter uma Farm. Você pode construir uma na sua fazenda, ou usar uma de sua guilda caso faça parte de uma que tenha. Uma vez que tem a Farm você pode comprar as sementes, vou considerar que você já tem, seja por estar na sua ilha ou na guilda(aliança).

 

As cenouras são os vegetais mais baratos entre todos os disponíveis para serem plantados, se você tiver uma ilha pode compra-las com o tiozinho que fica nela, no entanto sempre vale a pena dar uma olhada por quanto os jogadores estão vendendo ela no leilão na cidade que você estiver ou mesmo nas cidades próximas, muitas vezes algumas pessoas acabam “torrando” suas sementes, vendendo a um preço bem mais em conta do que o vendedor sem coração da nossa ilhota. Tenha sempre em mente o preço que elas custam e pode até fazer uma ordem de compra no leilão para que elas seja compradas automaticamente sempre que aparecerem a um preço que você considere interessante, mas cuidado para não deixar essa ordem de compra ativa quando parar de usar sementes de cenoura e partir para outras mais avançadas. Claro que você sempre pode revende-las, afinal deve ter comprado barato mas ainda assim é um trabalho desnecessário. Se você ainda não manja de leilão pode ler nosso artigo específico sobre o sistema de comercio baseado no leilão, e se tiver alguma dúvida sobre isso é só perguntar, estamos ai para isto mesmo. Um detalhe, eventualmente o tiozinho da ilha de seus amigos está com preço menor do que o que está te vendendo, não tem nada de errado nisto, o valor que ele cobra tem uma taxa que é diferente dependendo da localização de sua ilha. Sempre vale a pena perguntar o preço para seus brothers (e sisters) pois pode ser interessante que ele as compre e te traga caso ele ou você possam viajar um para perto do outro.

 

Você tem de comprar inicialmente 9 ou 18 pack de sementes, dependendo se tem um ou dois Farms, já que cada farm é dividido em nove lotes. Conforme a figura ali de cima, na hora de colher as cenouras, cada lote colhido te dará entre 1 e 3 cenouras e cerca de 75% destas colheitas te devolvem um pack de sementes novamente para replantar. Ao colher estas cenouras você receberá 3 pontos de fama para te habilitar a criar os baby chickens, assim que fechar 80 pontos você pode finalmente compra-los e colocar no seu pasture. As cenouras que você colher servirão como alimento para os baby chickens (não consigo chamar eles de pintinhos). Sei que parece estranho eles comerem cenoura, deveriam comer milho, mas no jogo todos os animais que você farma podem se alimentar de qualquer vegetal que você planta, o que muda é o quanto cada alimento sacia seu animal. Se der cenoura para o chicken ele vai precisar de um monte delas, mas se der batatas (que são bem mais caras) ele precisara de bem menos, e assim por diante. No entanto no momento você não tem opção, só tem cenouras mesmo, e acabou de colocar baby chickens para criar, logo taca-lhe cenoura nos bichinhos.

 

Para alimentar os  mini-chickens (mini fica melhor que baby?) basta clicar no animal que está colocado no pasto e vai abrir uma imagem tal qual esta aqui de baixo:

a02_1

Coloque comida para seu animal crescer e ficar forte!

 

Do lado esquerdo tem uma área que é a da comida (com o desenho de um barril) e do lado direito, a área que mostra o seu animal crescido. Como está criando um baby chicken, do lado direito vemos a galinha já crescida (nenhum vira galo aqui no jogo). Veja que embaixo das imagens na esquerda e na direita temos um número, que é um valor em horas. Logo que você coloca o animal e ele não recebeu qualquer comida ainda, o valor que temos do lado direito é quanto tempo ele ainda tem para crescer até que fique pronto. No caso do pintinho ele leva 6 horas para ficar pronto. Do lado esquerdo, o barril inicia vazio e tem o valor de 0:00 horas. Você precisa pegar as cenouras que colheu e estão no seu inventário e arrasta-la para o lado do barril até que fique 6 horas de comida ali. Pode até pegar um pack de 99 cenouras e largar ali que ele vai “pegar” apenas a quantidade de cenouras igual ao máximo que o animal pode consumir. Ai é que mora o perigo, que na minha opinião pode ser uma melhoria a ser aplicada no futuro, dependendo de como você alimenta o animal, pode desperdiçar comida. Quer ver como? Deixa ver se explico de uma maneira clara (já reescrevi isto umas três vezes e sempre acho que ficou ruim):

 

Maneira Correta de Alimentar o animal:

  1. Se não tiver alimentado ele nenhuma vez ainda, pode colocar um pack de 99 de qualquer alimento, pois ele só pegará o que precisa, e depois não alimente mais.
  2. Se já tiver alimentado o animal antes de maneira parcial, então vá colocando poucas cenouras (ou outro alimento) e cuidando a barra GROWTH, quando ele encher, para de colocar alimento, se colocar mais ele até aceita, mas é desperdício e não tem como recuperar este alimento colocado em excesso.

 

Um outro detalhe é que se você colocar comida parcial, quando ela acabar vai parar de contar o tempo de crescimento, mas mesmo que não volte a alimentar o animal pelo tempo que for, ele não vai definhar e morrer de fome. Alguma magia negra do jogo sei lá, ele fica bem ali esperando que você dê o restante de comida que falta para ele crescer. Tudo bem que depois você poderá precisar continuar seguir alimentando a galinha para que ela ponha ovos, mas isso é uma outra história. Por hora fica apenas o aviso de atenção, nunca coloque mais comida do que o necessário ou possivelmente irá jogar seu rico dinheirinho fora.

Deu para entender? Bem, se não entender é só perguntar ai que a gente dá uma atenção novamente.

Assim como foi como as sementes, quando os pintinhos virarem galinhas, você poderá coleta-las e em alguns casos terá além da galinha crescida um novo pintinho que poderá colocar a comer cenouras também (não me conformo com pintos comendo cenouras) para também virarem galinhas. É o ato de pegar as galinhas crescidas que vai te dar a fama necessária para ir para o próximo animai e isto vale para todos eles. Aliás, já que estamos falando dos animais, vamos dar uma olhada geral na tabela deles para entender melhor o que você pode criar daqui para frente. Vejamos a tabela aqui de baixo:

 

a03_1

Tabela para animais de criação

Nela podemos verificar a ordem de crescimento até chegar nos animais mais caros e complexos. Você terá de que pegar fama coletando as galinhas para ir para o próximo bicho, que é o bode, e poder ter um retorno cada vez melhor. Quando tiver fama para desbloquear criar bodes então troque imediatamente pois estará perto de chegar nos dois animais que mais te darão retorno nas vendas (ao menos no começo do jogo) que são o boi e o cavalo. Boi sai muito bem porque muita gente faz transporte para todo lado, mas cavalo é elemento indispensável para 100% dos jogadores, e quem faz cavalo poderá fazer cavalo T3, T4 e T5 pois isto tem a ver com a sua habilidade de craftar couro ou madeira, e isto já é outra história, o importante aqui é saber que você poderá chegar a criar os cavalos e os bois de maneira muito rápida fazendo o que dissemos antes.

 

Recapitulando:

– Tenha um Farm

– Compre semente de Cenoura

– Plante cenoura

– Colha cenoura

– Tenha um Pastura

– Compre Baby Chickens

– Coloque os baby chickens no Pasture

– Dê cenoura para os Babies

– Recolha galinhas

– Quando tiver fama suficiente mude para milho

– Quando tiver fama suficiente troque para cavalo ou boi (não é necessário passar pela criação de bode para chegar a cavalo e boi)

 

É bastante indicado que você siga crescendo a habilidade de plantar, e sempre que puder mudar para uma plantação melhor (batata, trigo e abóbora) faça-o. Alimentar animais

maiores com cenouras leva muuuuuito tempo, então entupa eles de batatas que rapidamente ficarão saciados e prontos para serem transformados em montaria. Um detalhe: este boi e cavalo que você recolhe pronto não são ainda montarias. Eles precisam ser “selados” la no Saddler para transformar sua montaria em Journeyman’s Saddler

Adept’s Saddler ou Expert’s Saddler, procure sempre colocar eles no modo mais avançado possível pois passam a valer muito mais, e o trabalho para criar eles será o mesmo, o que mudam são os materiais usados para craftar. Não esqueça de avaliar quanto estão pagando pelo cavalo ou boi pronto e craftado nas cidades vizinhas, as vezes com a diferença de duas ou três cidade podemos vender até mesmo ao triplo do valor do que na cidade em que estamos.

 

Também existe outros animais que você poderá criar mais tarde como os velozes e furiosos da família “Dire” (Dire Wolves, Dire Boars e Dire Bears), mas estes caras nem são criados no seu Pasture(Pasto) mas sim no Kannel(Canil) e isto, bem, isto é algo bem mais avançado e que abordaremos por aqui em um outro momento.

Por hora era isto! Fui…

Autor: Silvio Teixeira

Compartilhar a publicação