/nos-bastidores-o-nascimento-de-gibson-e-stooge/
Jogue Albion Online Grátis!

Albionchest - Albion Online Brasil

Nos Bastidores: O nascimento de Gibson e Stooge

7 de abril de 2016 - por Marcola

Junto à atualização Cador veio o novo chefão Herege: Gibson. Hoje, com um de nossos Game Designers, Michael Prietzel, nós daremos uma olhada mais de perto nos bastidores da criação dele e de seu parceiro Stooge.

Aqueles que leram a página de história de Albion reconhecerão o nome Gibson. Ele não é apenas um impiedoso carniceiro, mas também um temido líder dos Hereges. Dessa maneira, ele é naturalmente um oponente que os jogadores precisam enfrentar em suas aventuras através das masmorras hereges. Mas como esse chefão surgiu? Nós daremos uma olhada no processo de criação de um novo chefão: da criação do conceito ao balanceamento final.
 

Fase 1: Conceito

Antes mesmo de começar a pensar na criação de um novo chefão, a seguinte pergunta precisa ser respondida em primeiro lugar: o que precisa ser feito? Nesse caso particular, os Hereges precisavam de uma grande reformulação após já termos retrabalhado as masmorras dos Protetores e dos Morto-Vivos. Essa reformulação ocasiona a criação de novas masmorras e chefões. Já que os Hereges são a primeira facção que você encontra no jogo, fica claro que estamos focando em jogadores de nível baixo. Dessa forma, o novo conteúdo teria que ser projetado para jogadores solitários, já que em nossas observações os grupos geralmente começam a se formar a partir do tier IV.
 
Agora que o “o quê” está decidido, é hora de descobrir o “como” criando conceitos e ideias mais específicas. Nesse caso, os Hereges ganhariam não um, mas dois novos chefões para desafiar os jogadores: Vigia e Gibson.
 

blank

Michael Prietzel é um de nosso Game Designers. Ele é responsável pela criação e refinamento da maioria do conteúdo PvE de Albion Online. Antes de ingressar no time de Albion Online, ele trabalhou em Drakensang 1 e 2 pela Radon Labs, assim como em Drakensang Online pela BigPoint. Ele tem bacharelado como cientista da computação.

 

Fase 2: Criando Gibson

A criação de Gibson é fortemente inspirada no folclore que cerca este personagem. Sendo o líder de sua facção, não faria sentido fazê-lo lutar sozinho. É inconcebível que um homem influente não usaria seus subordinados. No entanto, adicionar muitos inimigos faria a luta extremamente difícil para jogadores solitários que não podem lidar com múltiplos causadores de dano, e ainda estão pegando o jeito do jogo. Gibson precisava de alguém que o ajudasse indiretamente.
 
E assim Stooge nasceu! Sendo muito covarde para lutar, Stooge fica de fora da luta para dar suporte ao seu líder com escudos protetores. “Adicionar Stooge à batalha foi uma decisão lógica”, comentou Michael. “Tê-los juntos faz sentido na história. Nós os espelhamos no Gordo e o Magro, o atrapalhado Stooge e o pomposo Gibson!”
 
5b219e1fe8f11be9a429a75128f7ee7af4411975
 
Com isso decidido, era hora de construir suas mecânicas. As magias foram colocadas no XML através de novas entradas, selecionando as propriedades e efeitos da magia (ex: essa magia causa dano em alvo único ou em área?) e adicionando o áudio e a parte gráfica. A ambos os Hereges foram dados modelos provisórios para ser possível testar o conceito dessa batalha em um primeiro teste de jogabilidade.
 
O primeiro teste mostrou que Gibson funcionava bem como um chefão, no entanto era facilmente abatido. Os jogadores simplesmente iam diretamente em Stooge, o matavam e então continuavam com o Gibson. Sem nenhum motivo para correr e absolutamente nenhum desafio envolvido. Hora da mudança! As seguintes mudanças principais de mecânica foram implementadas:
 

  • Nova mecânica de arena: Avalanche de pedra
    Uma avalanche de pedra cai de novo e de novo, aumentando de tamanho com o passar do tempo. Isso força o jogador a se mover e pensar sobre seu posicionamento na arena.
  • Nova mecânica do Gibson: Líder protetor e cuidador
    Quer atacar o Stooge? Só por cima do cadáver de Gibson! Toda vez que Stooge é atacado, Gibson empurrará o atacante. Se você conseguir matar Stooge, Gibson ficará enraivado: sua velocidade de ataque aumentará e ele ignorá movimentos defensivos.

 
ead8dc9debbd82be6df8315599e51745489d621e
 
Essas mecânicas criaram um nível de tomada de decisão para os jogadores. Eles querem ir atrás de Gibson que irá ser constantemente protegido por Stooge e, dessa forma, mais difícil de ser morto? Ou eles matarão Stooge primeiro com o risco de Gibson os colocar embaixo de uma enxurrada de entulho? Ele ficará mais fácil de ser morto sem nenhuma proteção, mas sua raiva não pode ser subestimada.
 

Fase 3: Toque finais

Hora de se livrar dos provisórios: modelos e animações finais para Gibson e Stooge foram implementados, juntamente a adereços na arena. Gibson é um carniceiro, então seu covil abriga animais mortos e ferramentas de carniceiro. Os adereços são pensados mais profundamente, por exemplo, colocar um bloco de açougue no meio do mapa desregularia a luta e o balanceamento geral.
 
Com isso feito, há apenas uma coisa restante a fazer: lutar e ajustar, mais luta e mais ajustes. As novas masmorras são jogadas até o balanceamento ficar equilibrado, mantendo o objetivo original da fase 1 sempre em mente: Gibson é um chefão para jogadores de nível baixo e dessa forma ele não pode ser tão difícil, mas todo chefão deve fornecer um desafio decente. Uma breve porém intensa luta prepara os jogadores para o que os espera em sua exploração através do mundo de Albion Online.
 
blank
 
Depois de tudo isso, Gibson e Stooge foram lançados ao público na atualização Cador. No entanto, eles não são uma página virada. O feedback da comunidade é acompanhado de perto, juntamente aos dados de quantos jogadores mataram Gibson ou foram mortos por ele, para que ajustes possam ser feitos se necessários. Até agora, o carniceiro e seu subordinado foram recebidos de braços abertos!
 
Detalhe curioso: não importa o quão leal você ache que Stooge possa ser ao seu mestre, ele ainda soltará um aliviado “finalmente” quando Gibson for derrotado.
 
Quer saber mais sobre a atualização Cador? Confira a página da atualização de março: “Cador”.
 
O que você achou de seu encontro com o Gibson e seu parceiro? Deixe seu comentário em nosso fórum.