/manipulando-o-mercado/
Jogue Albion Online Grátis!

Albionchest - Albion Online Brasil

Manipulando o Mercado!

11 de janeiro de 2016 - por Silvio Teixeira

market

O mercado é mais agressivo do que pode parecer

Observação: A manipulação do mercado é algo considerado desonesto, nosso intuito ao criar este post é informar como procedem algumas pessoas que operam no market, no entanto utilizar estas técnicas é de responsabilidade de cada um. Em alguns jogos este tipo de ação é fortemente coibida. Até o momento não há uma divulgação sobre a posição dos desenvolvedores do jogo sobre estes procedimentos. Não nos responsabilizamos por eventuais punições que possam ocorrer no futuro.

Neste post vamos falar apenas de mercado, de como comprar, vender, como manipular os preços, coisas assim. Se você curte mesmo é um PVP pegado e não tem tempo para este tipo de jogo de leilão, este não é um texto para você, pare agora e ligue seu PK, vá para uma área vermelha e sente o sarrafo em quem passar, ou se preferir vá ver o especial do Marco Polo One Hundred Eyes, que conta a origem do assassino cego, muito bom, vale a pena.

Para você que decidiu continuar aqui lembro que em um outro texto que postei, mostrei como você pode ficar milionário rapidamente trabalhando apenas no market, comprando e vendendo, aproveitando os preços baixos de uma cidade, ou de um determinado horário para comprar e vender em outra cidade, ou em um horário mais concorrido da mesma cidade. Isto é o que faz uma pessoa do bem. No entanto não vivemos em um mundo cor de rosa e precisamos estar preparado para enfrentar os maus negociantes, pessoas que se deixam seduzir pelo lado negro da força e manipulam o mercado para tirar vantagem disto às custas dos pobres e ingênuos mercadores desatentos.

Como você deve saber os preços são determinados pelos jogadores, pela lei da procura e oferta, pelo bom senso e pelo nível de conhecimento do mercado. Infelizmente (ou felizmente para alguns) boa parte dos jogadores não se preocupa muito com o mercado, não procura saber o real valor dos produtos e se baseia apenas no valor que estão sendo praticados no momento, e é ai que mora o perigo. Sabendo as artes místicas da manipulação de mercado podemos tanto fazer o preço subir quanto descer. A melhor maneira de explicar isto é com um exemplo prático. A situação que me encontrava pedia uma grande quantidade de trigo para upar, então apenas o que eu plantava não era o suficiente, por isto queria comprar muito trigo.

O preço estava 140, mesmo que eu transformasse tudo em sopa de trigo sairia no prejuízo, então que tal conseguir em poucos minutos conseguir comprar trigo não a 139 ou 138, mas a 99. Veja que estou falando de um preço que estava estável por volta de 140. Para isto fiz o seguinte: coloquei um único triguinho para vender por 99 pratas. Quando alguém coloca algo para vender, normalmente bate com o menor valor que está sendo praticado, dai coloca uma prata a menos para ser competitivo, ter o menor valor do mercado e poder vender rápido. Com o trigo a 140, o cara ia chegar ali e colocar o trigo dele a vender por 139. Agora com minha uma unidade de trigo a 99, o cara vai chegar e verificar que o menor valor do momento é quanto? 99 pratas. E vai colocar o trigo dele a vender por 99 ou até menos.

O próximo passo é criar uma ordem de compra por 99, para uma boa quantidade, se possível 999 que é o pack máximo. Assim qualquer quantidade (até 999) que aparecer com valor de 99 ou menos será comprado automaticamente. Claro que poderia aparecer alguém e comprar minha uma unidade de 99 pratas, mas não é muito provável, afinal quem quer uma única unidade de trigo? Se o cara precisa de várias ele nem se dá ao trabalho de comprar aquela uma, já vai na de baixo e compra o que precisa, nem compensa o trabalho por uma unica unidade mais barata, mas se alguém comprasse, eu seria automaticamente avisado da compra e colocaria uma nova unidade.

Alguns minutos se passam e eis que o primeiro peixe morde a isca, alguém colocou 84 unidades de trigo a 99, com toda certeza estimulado pelo menor preço que “alguém” (eu) estava vendendo no mercado, mas não notou que era apenas uma única peça. Não é muito mas é um começo. Meu pedido de compra segue lá e não demora para aparecer outros vendedores que acabam por vender seu produto por um preço mais baixo do que estava valendo no momento. Isto funciona com quase todos os itens mas principalmente com recursos coletáveis, pois muita gente sai para coletar um tipo de recurso mas acaba pegando outros também, não é um especialista no assunto e vai apenas se “livrar” colocando no leilão pelo menor preço que estiverem vendendo para vender rápido. Não estuda o mercado e acaba me “entregando” seu produto a um preço bem menor. Bom para mim. Com equipamentos já é mais complicado pois eles variam menos de preços e os vendedores geralmente sabem se está barato ou caro.

Para não cair neste tipo de armadilha sempre verifique o menor preço claro mas olhe qual a quantidade que tem a venda deste menor preço, se tiver uma unidade muito barata (como a que eu coloquei) compre ela e detone a trap, e então coloque sua venda com preço correto.

Fazendo o preço subir

Se por um lado eu queria que o preço baixasse para poder comprar muito trigo, por outro eu queria que o repolho subisse de preço. Ele estava na faixa de 150 e de repente andou caindo para 100. Por 100 eu prefiro fazer sopa de repolha e não vendo eles, mas da para fazer o preço dele subir também. Neste caso você precisa ter um capital generoso, não dá para fazer isso sendo um iniciante com pouca grana, mas depois de um tempo você já tem alguns milhões facilmente e então pode se dar ao luxo de fazer negócios maiores.

Olhei o mercado e verifiquei que tinha um lote grande de 999 por 100 pratas, depois tem um lote por 106, e depois já vem os lotes de 168, preço que muito me interessa. Então o que fazer?

manipu1

Comprar tudo isso ai. Comprei os 999 e mais os 106 e coloco um lote de 999 para vender pelo agora “menor” preço de 165!

manipu2

Se por acaso alguém vier colocar mais repolho para vender, provavelmente vai colocar por 164 ou algo assim, mas se colocarem muito barato de novo, compro tudo de novo e coloco para vender. Acha que não vende? Vende sim, assim que alguém precisar de repolho (que é muito requisitado) só terá os meus para comprar (de mais barato) e mesmo assim eu estarei ganhando dinheiro. Se alguem colocar repolhos a 140, posso comprar todos eles e vender a 150, o lucro pode ser baixo neste caso mas o importante neste momento é o monopólio do repolho, uma vez que compro tudo que está abaixo do valor que quero praticar, me torno o rei da cocada preta (ou do repolho verde no caso) do local. Agora quando alguém vier procurar repolho vai achar isto:

manipu3

Compre meu repolho pelo preço que eu estipulei e eu fico mais rico ainda. Como evitar isto? Ai é que complica, meio que não tem como evitar, pois se você precisa de repolho vai ter que cair na minha mão. Você pode até colocar uma ordem de compra para pegar os repolhos que entrarem a 100 pratas novamente, mas minha ordem de compra é para comprar todos que entrarem mesmo que seja a 140, com isto evito a entrada de repolho no mercado e você se obriga a comprar os meus. A única dificuldade desta técnica é ter dinheiro para bancar durante um tempo, mas é ai que entra sua guilda, que pode lhe emprestar a grana para você fazer este sistema e você retornará depois com muito mais em caixa.

Fácil, ainda que possa ser questionado quanto a sua lisura, mas é assim que funciona na vida real, todos os testes foram feitos apenas visando deixar mais claro como o mercado funciona tanto no Dark quanto no Light Side.