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Desenvolvimento multiplataforma

17 de setembro de 2015 - por Marcola

Mais um post oficial no site do Albion Online. Nele, saiba um pouco mais da função multi plataforma do game e conheça um pouco mais sobre os desenvolvedores.

 

O desenvolvimento do Albion Online como um título multiplataforma para PC, Android e iOS foi uma decisão muito consciente. O público-alvo de jogos mudou e, com ele, o modo de jogarmos. Os tablets agora são uma plataforma muito difundida e que nos entretém em longas viagens de trem, na cama ou na mesa do café.
 
Ao mesmo tempo, para quem decidiu um jogo diferente, era necessário ir ao PC. A ideia geral era de que isso não fosse necessário. Por que não levar o jogo conosco? Quando abordei o nosso diretor técnico David Salz acerca do assunto, ele explicou que o conceito de “plataformas” se tornará menos importante no futuro. Ele quer jogar o jogo favorito dele em qualquer lugar — no PC, na TV ou no tablet. Para isso, é importante que a versão do jogo para dispositivos móveis não seja “reduzida”. Essa é uma visão que determinamos para o Albion Online.
 

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David Salz é nosso diretor técnico. Ele é um dos fundadores da Sandbox Interactive e é responsável por “tudo que é técnico”. E ele mantém tudo rodando liso. David está na indústria por mais de 15 anos. Antes dele começar a trabalhar no Albion Online, ele tinha seu próprio estúdio, que desenvolvia principalmente títulos para o Nintendo DS.

 
E, claro, isso requer mais trabalho. Ao desenvolver para várias plataformas, é preciso satisfazer a todas as necessidades específicas. Tudo começa com as especificações para um PC, onde se espera de 8 ou até 16 GB de RAM, ao passo que, num tablet, o esperado é normalmente de 1 ou 2 GB.
 
Isso traz desafios interessantes e exige incontáveis truques e decisões inteligentes de projeto. “Para a arte, portanto, é preciso escolher um estilo atemporal que funcione independentemente da plataforma usada e, de preferência, com os recursos de processamento gráfico disponíveis”, explica o diretor de arte Marcus Koch. “Isso levou à decisão de adotarmos um estilo de história em quadrinhos. Com esse estilo exagerado, também podemos garantir visibilidade e clareza, seja para o jogo no tablet ou numa tela de PC”, acrescentou. “É muito importante para nós que todas as plataformas ofereçam a mesma experiência.”
 

 

Marcus Koch é o diretor de arte do Albion Online. Ele está com a Sandbox Interactive desde o comecinho e é responsável pelo estilo artístico único de Albion Online. Aos 38, Marcus já tem 20 anos de experiência na área de games, filmes animados e quadrinhos 2D e também em 3D.

 
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Do ponto de vista técnico, vale notar que o mecanismo Unity resolve muitos dos problemas associados ao desenvolvimento multiplataforma. Sem os recursos do mecanismo, seria impossível uma equipe tão reduzida desenvolver um título tão grande como Albion Online para diversas plataformas.
Também há uma diferença no desenvolvimento entre plataformas Android e iOS. “A Apple tem regras muito definidas quanto à distribuição de software. Só podemos oferecer uma versão acabada na App Store — infelizmente, é impossível oferecer uma versão para iOS aos nosso apoiadores durante o beta. Entretanto, a vantagem do iOS é que o conjunto de hardware para o qual desenvolvemos o nosso cliente é sempre bem definido. O Android é mais aberto, mas oferece uma variedade maior de hardware. O desafio, portanto, é satisfazer às necessidades do maior número de tablets possível”, continua David.
 
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Embora haja diferentes desafios associados a diferentes plataformas, o nosso diretor técnico e o nosso diretor de arte concordam que foi a decisão correta a tomar. Para Marcus, nosso objetivo de “criar um jogo que o jogador possa levar para qualquer lugar, para jogar de qualquer lugar e interagir com pessoas do mundo todo no nosso mundo de Albion” foi atingido.
 
E David quer que “todos possam jogar Albion Online quando quiserem e onde estiverem irrestritamente em qualquer dispositivo”. Essa decisão consciente no começo do nosso desenvolvimento foi crucial para fazer de Albion Online o que ele é hoje: o primeiro MMO verdadeiramente multiplataforma.
 

 
E aí? O que achou?