Helmet – Entrando de cabeça!

Helmet – Entrando de cabeça!

A primeira das três partes do seu set que vamos explicar nos mínimos detalhes será o helmet, o seu capacete, touca, capuz, seja lá como você preferir se referir a ele, o importante é você ter certeza do que vai colocar na sua cabeça. Preparado? Vamos nessa então!

Antes de mais nada é necessário salientar que vamos mostrar alguns valores considerando que o referido helmet esteja em Tier 8, desta forma podemos comparar de igual para igual. Naturalmente você vai começar com um Tier mais baixo, mas isto não altera em nada a habilidade que o helmet vai te dar, apenas terá um valor de dano ou de tempo de duração um pouco menor.

A habilidade proporcionada pelo helmet é sempre acionada pela letra D, mesmo que seja um helmet T8, encantado pelo próprio Odin, não importa, ele só terá uma habilidade acionável e uma passiva, aquela que você não precisa acionar, basta estar vestindo para ganhar. Na verdade não para todos, afinal conforme podemos ver na imagem abaixo, o Tier1 só tem direito a uma única passiva e nada mais.

O Tier 2 recebe a habilidade para a tecla D, no entanto nada de opções, é apenas uma possibilidade tanto para a habilidade ativa quanto a passiva, mas tudo bem afinal tanto tier1 quanto tier2 você vai ficar apenas alguns minutos com ela, pois a quantidade de fama necessária para ir até o Tier 3 é bem pequena e podemos dizer que nosso estudo vai se basear é a partir do Tier 3 mesmo onde você já poderá escolher entre duas possibilidades de habilidade ativa e duas de passiva. Você pode mudar a qualquer momento do jogo, mesmo dentro durante uma batalha. Eventualmente, você pode não ter ainda uma ou outra skill habilitada, pois para “abrir” o uso de alguma delas você precisa ganhar uma certa quantia de fama, ou seja, precisa ir usando ela para poder habilitar todas as possibilidades.

No Tier 4 já temos o máximo de opções possíveis para a habilidade ativa, e duas para a passiva. Do Tier 5 em diante todas tem o mesmo número de habilidades ativas ou passivas: três.

Agora vamos para o que mais nos interessa: conhecer cada modelo de capacete, qual skill cada um nos oferece e assim podermos escolher aquela que desejamos ter no nosso personagem. Para ter uma visão geral, temos a imagem aqui de baixo, nela você tem a relação de todos os capacetes do jogo (salvo os de coleta claro).

 

Como pode ver basicamente terá a possibilidade de optar por Energy Regain não importa o tipo de helmet que você escolher, seja Plate, Leather ou Cloth, esta sempre é uma das opções possíveis de serem escolhidas (depois explicamos o que faz cada uma). A segunda opção também é comum mas apenas dentro do material escolhido, ou seja, sempre que optar por um Cloth (tecido), terá como uma das opções o Force Field, não importa qual dos seis modelos existentes em tecido seja a sua escolha. O mesmo vai acontecer com todos os Leather (couro) porém neste caso “Howl” será a habilidade comum a todos, e no caso do Plate (Metal) todos terão Emergency Heal. Cada uma das demais skills são específicas para um determinado helmet, não possuindo duas habilidades iguais, logo não se deixe enganar pois algumas delas possuem o mesmo simbolo mas efeitos diferentes. Seguindo a numeração encontrada na tabela, vamos a elas:

  1. Energy Regain: Esta é padrão, e é bom mesmo contar com ela, pois tem muitas composições de skills e armas que consomem uma quantidade enorme de energia, se este é o seu caso, então basta usar esta skill para lhe dar a mana que teima em acabar.  Como podemos trocar a qualquer momento, se verificar que não está ficando sem energia nas batalhas, basta troca e optar por outra de maior utilidade para o momento.
  2. Emergency Heal: A básica dos capacetes de metal, e muito utilizada para dar aquela recuperada na vida de maneira rápida. Muita gente confunde ela com uma outra, de mesmo icone mas que é a padrão do armor (corpo) e não do helmet. A diferença é que esta pode ser usada em combate, sua cura é instantânea, mas cura pouco se comparada com a outra. É boa para o caso de não ter healer com você, caso contrário, deixe ela pra lá.
  3. Stone Skin: Exclusiva para o helmet dos Guardian, reduz o dano recebido em 60% mas também reduz o dano que você dá em 30% por 7 segundos. É muito boa para o tank clássico que não está ali para causar dano mas para tomar pancada pelo grupo, mas se você quer dar dano, ela não é interessante. Como tem um cooldown de 60 segundos, deixe sempre para o momento certo, enfrentar um boss, ou o arqueiro lurou mais do que devia (eles sempre fazem isso) e ai o bicho pega geral, nestas horas nada melhor que deixar a pele dura como pedra.
  4. Displacement Immunity: Exclusiva para o helmet do Knight, não se deixe enganar pelo mesmo ícone (sugerir ai para o seu Albion colocar icones diferentes né). É a queridinha do pessoal de PVP, pois melhora muito a resistência contra CC por dez segundos para você e para até cinco aliados que estiverem próximos, o que ajuda muito contra aquelas barreiras de vento ou de fogo dentre outras, mas cuidado, até a última forma ela não funcionava para os Mobs em PVE, apenas para PVP, então salvo mudem isto, fica apenas para o povo do PVP, ok?
  5. Block: Esta é a exclusiva do capacete Soldier. Dois segundos de total imunidade a qualquer tipo de mágica. Não é muito tempo e além disto, neste tempo não dá para atacar ou castar qualquer mágica também, logo ela é feita para te permitir sobreviver um pouco mais e dar tempo do healer te curar, ou se estiver sozinho, para tentar fugir de alguém cujo poder seja essencialmente mágico. Um outro uso interessante é acionar e ir pra cima de uma barreira de vento ou muralha de fogo pois neste caso, eles não te afetarão.
  6. Ballista Suport Fire: O nome é longo mas mais longo ainda é o tempo de execução. Esta skill exclusiva do Royal lança um meteoro (em formato de barril) em um alvo a sua escolha (que esteja dentro da distância de 11m) stunnando o seu inimigo (PVE ou PVP) e ainda causando algum dano. É muito boa, mas o problema é que você precisa estar muito antenado na movimentação do seu adversário pois como leva um tempo para o meteoro cair, quando cai, o seu inimigo já mudou de posição e você pode acabar matando ele de tanto rir de sua tentativa frustrada. Boa naquela Zerg contra Zerg que não tem como errar no meio da multidão.
  7. Graveguard: O Graveguard tem como exclusiva a Sacrifice, uma skill que restaura 20% da vida de um brother seu ao custo de reduzir a tua vida em 15%. Não parece muito bom, e realmente não é. Se você uma skill adicional, tudo bem, mas usar esta em detrimento a alguma das outras possíveis, parece um tanto arriscado. Voltada para normalmente para o tank ou alguém da galera que tenha muita vida, e que não tome tanto dano, pois assim poderá controlar a “doação” eventual de um pouco de vida para um de seus aliados próximos. Nunca vi alguém usando a não ser para testes, mas deve ter.
  8. Hush: A última do time Plate é a exclusiva do Demon, e na minha opinião, disparado a melhor. O problema é que é disparado a mais cara também, já que necessita de um artefato raro, mas se dinheiro não é um dos problemas, uma vez acionada ela vai silenciar seu alvo pelos próximos longos 18 segundos, é uma vida calado, tipo monge benetidino, pois em 18 segundos a batalha pode já ter encerrado, além disto tem um cooldown de apenas 40 segundos . Mesmo o T4 deste modelo já é muito bom pois silencia por quase 13 segundos (12.85), e você pode usa-lo muito rapidamente, desde que possa pagar por ele claro.
  9. Howl: Esta é padrão para todos os capacetes de couro. Cria um raio lentizador (ok, essa palavra não existe), um área em forma de cone a sua frente onde seus inimigos atingidos ficarão 30% mais lentos ao mesmo tempo que seu ataque fica 15% mais rápido por um bom tempo (21 segundos no T8). Sua utilidade dependerá muito do resto de sua composição, pois se você estiver usando o resto do set leve (tecido) para dar mais dano, significa que tem de ficar longe da batalha, o que faz esta skill ser menos efetiva. Já um tank clássico, não tem que dar dano mas sim aguentar, de tal forma que ela realmente é feita para quem usa o set todo de couro.
  10. Cleanse: Uma das skills que vem sendo muito utilizada pois remove de você e de seus aliados diversos efeitos nocivos como stun, silence dentre outros. Não confunda com a Skill Block (n.5) pois Block te protege contra estes efeitos que ainda não te pegaram, te da imunidade a eles, mas não retira de você algum que já jogaram, enquanto que Cleanse remove o que jogaram em você, mas não te deixa imune aos próximos.
  11. Retaliete: Apenas o Helmet de couro do Hunter possui esta skill, e ela não é voltada para qualquer um, é bastante específica pois ela “reduz” seu armor e sua defesa mágica, em contrapartida ela aumenta seu dano e reflete parte do dano que você recebe de volta para o seu inimigo. Se usada com sabedoria, pode ser muito útil.
  12. Meditation: É uma skill de “chanelling” ou seja, você precisa de um tempinho para ficar ativando ela. Durante o tempo que você fica “castando” esta skill as outras skills que estiverem no cooldown irão se recuperar muito mais rápido. Ela é ótima para quem tem aquela skill matadora mas que tem um cooldown muito longo, e por isto demora muito para poder lançar novamente. Uma skill que tenha cooldown de 15 segundos vai passar a ter de apenas 5 segundos usando Meditation. Exclusiva do helmet do assassino.
  13. Growing Rage: O Helmet Royal tem uma skill muito peculiar, se você não der dando por algum tempo vai ficar “acumulando” uma certa quantidade de dano, 10% do dano que daria a cada segundo que fica sem causar dano até um máximo de 6 segundos. Assim quando você começa a atacar, durante 5 segundos o seu ataque está muito mais forte que o normal, mas se você deixar passar os 6 segundos e não atacar, então você perde estes buffs e zera novamente. É legal, mas é complicadinha de controlar.
  14. Mortal Agony: Com um nome destes esta skill já sai na frente das outras, e ela é do tipo multi-função. Não é a mais poderosa em termos de dano, fuga, nada, mas ela faz muitas coisas interessantes para o grupo, o que faz dela muito desejada. Para começar ela aumenta o seu dano em 15% durante 4 segundos, então guarde sua skill mais forte para usar logo depois desta. Depois os adversários que estiverem por perto e que estiverem com 50% de saúde ou menos vão perder 15% da resistência deles também e ainda por cima eles perdem a invisibilidade se tiverem acionado. Muito bom para quando você sai a caçar alguém que apela para a invisibilidade para fugir.
  15. Smokebomb: Pelo nome você já deduz o que faz este helmet, joga uma bomba de fumaça que te deixa invisivel e silencia os adversários dentro da área de atuação dela durante 5 segundos. A bomba não pode ser lançada em alguém, ela é jogada nos seus pés, então só vai silenciar quem estiver bem perto de você mesmo. Usa um artefato caro, então prepare o bolso.
  16. Force Field: Chegou a vez do pessoal de capuz, afinal como é de tecido não dá para chamar de capacete, mas que seja e esta é a skill padrão para os encapuzados. Com ela você pode dar um estouro no chão que faz todos os inimigos que estiverem perto de você tomarem 177 de dano cada um. Bom para aquele momento que “lurou” o bicharedo na sua volta, mas no pvp, se já tem tanta gente assim na sua volta, é porque a coisa não deve estar muito boa para o seu lado.
  17. Scholar:  Este te dá um escudo por 8 segundos e enquanto você está de escudo ele recupera sua energia(mana), muito útil para pessoal do tecido que costuma ter sempre dificuldade de manter suas skills abastecidas de mana e ao mesmo tempo ainda ganha uma proteção adicional.
  18. Ice Block: Coloca você sob a proteção de um bloco de gelo, onde não toma dando algum, mas também não faz nada, fica congelado ali por um tempo. A ideia é que você consiga sobreviver em momentos críticos o tempo suficiente para o healer te salvar. Já vi tank usando helmet de tecido por conta disso, não estou dizendo que é a melhor opção mas que em Albion isto é possível de acontecer e funcionar bem.
  19. Poison: Esta é para o pessoal agressivo, o cara usa tecido, é de papel mas não está nem ai para qualquer proteção, ele quer é causar mais dano ainda, e o capuz do Mage está ai para isto mesmo. Faz com que seu auto ataque seja embebido de veneno e vai causar um dano adicional de 105 por segundo, durante 5 segundos. É para o sujeito morrer depois que já fugiu de você e achar que se salvou.
  20. Perpetual Energy: Esta é indicada para quem tem aquela skill muito forte mas que consome energia demais, pois depois de acionada esta skill durante 6 segundos nenhuma skill terá custo de energia zero. Com um cooldown de apenas 30 segundos, dá para manter a drenagem de energia sob controle.
  21. Circle of Inspiration: Outro capuz que tem como foco ajudar no problema de energia, porém este tem uma vantagem, você consegue largar uma “poça” de recuperação de energia, para que todos seus brothers possam recarregar até 85 de eenergia cada um. Se no grupo tem mais gente que vai fazer uso desta skill então show, caso contrário, pense em usar alguma outra.
  22. Purge: Esta é para o estrategista master, ela não faz nada por você diretamente, ela serve é para remover os efeitos/buffs de seu inimigo. Já é bastante complicado encontra o alvo certo, atacar, evitar os ataques, se buffar, imagina ainda controlar quando o adversário aplica um efeito que lhe dá grande vantagem e então você entrar em ação. É realmente para o pessoal que tem visão além do alcance.

 

dasdasdasd

Estes atributos merecem sua atenção

Você pode escolher qualquer um destes helmets para o seu char, mas conforme as definições é natural que alguns sejam os preferidos do povo. Não podemos esquecer, ainda que seja bastante obvio, dos stats de cada helmet. O que falamos foi basicamente sobre a skill que ele nos permitirá usar, no entanto os stats são vitais para quem quer dar mais dano (tecido), ou aguentar mais pancada (metal), ou ainda, ficar no meio termo (couro).

Antes de se atirar em um ou outro capacete é importante verificar o preço que ele está custando, pois alguns precisam de artefatos raros para serem construídos e acabam custando pequenas fortunas. Um outro detalhe é que você só pode escolher corretamente quando pensar no conjunto, não adianta usar uma skill no helmet que sua armor já lhe dará também, ou algo que sua arma vai suprir. O conjunto tem de se completar. Além disto,algumas skills só ficam liberadas depois de você usar muito seu capacete e ganhar muita maestria com ele, então dependendo do caso, talvez você até desista de algum pois terá que usar durante muito tempo sem a sua skill escolhida, faz parte.

 

Espero que tenha ajudado um pouco, na próxima semana vamos falar sobre a armadura, a peça do set que tem a skill da tecla “R”. Até lá, agora fui!

 

Vazaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaando!

Autor: Silvio Teixeira

Compartilhar a publicação